Olá galera das artes,
Hoje compartilhamos com vocês mais uma experiência de aprendizado nos desenhos com o desenhista André de Lima!

Antigamente, aos 11 a 14 anos de idade, André só desenhava rostos em uma posição e nem estudava como ela funcionava, apenas copiava mesmo, 😛 e cada cópia feita saía um desenho torto, principalmente quando olhava-o contraluz.
Ele percebeu que ao desenhar um círculo saía um oval e sua reta ficava curva (hahahaha!), que coisa não? Foi aí que começou a educar mais sua visão… Buscar estudos e praticar mais linhas, formas geométricas e se aprofundar nas dicas de revistas didáticas de desenhistas como Mozart Couto, Sebastião Seabra e Eugênio Colonnese.

AndredeLima_Alodesenhos_Frente e Perfil 2
Também se inspirou em estudos de uns conhecidos, da rua onde mora,  que desenhavam a rotação de cabeças no estilo mangá. Sem perca de tempo decide praticar, no estilo que ele mais dominava, esboços de rosto de frente, meio perfil e perfil…

AndredeLima_Alodesenhos_Frente e Perfil 1
Feito com lápis 2B da Mercur em papel de tamanho A4

André percebeu que quando se mantem as mesmas linhas horizontais básicas (da sobrancelha, nariz, queixo e início do cabelo) da construção de um rosto de frente pode-se rotacionar uma cabeça para a direita e esquerda com maior facilidade.

 Andredelimarc_dicas de desenho_Rosto_feminino_Frente_Perfil

Ele aprendeu a desenhar melhor um rosto em outras posições, conseguindo aumentar sua percepção de três dimensões, evitando maiores erros na hora de estruturar.

AndredeLima_Alodesenhos_Rosto_masculino3

AndredeLima_Alodesenhos_TEST frente e perfil

Então essa é dica que hoje o desenhista nos deixa:
Pratique desenhando e copiando rostos em diversas posições e você descobrirá novas formas para fazer um rosto menos torto, batendo a meta de além de fazê-lo mais estruturado e também entender melhor sua anatomia. 😀

VEJA MAIS DICAS NO LINK: DICAS DE COMO DESENHAR